Talvez você já tenha ouvido falar sobre os certificados digitais, mas pode não ter compreendido ao que esse termo se referia exatamente. E nós não estamos falando das certificações relacionadas à conclusão de algum curso, mas a um tipo de autenticação que é utilizada para certificar a identidade de pessoas físicas e jurídicas no meio digital.
Como as transações online têm se tornado cada vez mais comuns e usuais, surgiu a necessidade de confirmar a identidade das partes envolvidas, para garantir a segurança das transações. Os certificados digitais são cruciais para evitar as fraudes e golpes que ocorrem muito no meio digital.
Mas afinal, quais são os tipos de certificados digitais que existem? É isso que nós vamos te explicar. Continue lendo para conferir:
Tipo A – Assinatura digital
Esse tipo de certificado é utilizado para confirmar a autenticidade de documentos ou arquivos digitais. Ou seja, além de validar o documento, certifica também a identidade de quem os assinou. Esse tipo de certificado é indicado para profissionais autônomos que precisam realizar o envio de documentos digitais digitalizados.
Tipo S – Certificado de sigilo/confidencialidade
Nesse tipo de certificado, além de garantir a validade do documento e de seus assinantes, todas as informações do documento são criptografadas, o que garante a segurança e sigilo da transação. É muito útil para quem precisa realizar transações sigilosas, pois dessa forma, elas só ficam disponíveis para quem tem autorização para acessar o documento.
Tipo T – Certificado de tempo
Esse tipo de certificação atesta quando o documento foi assinado e é muito útil para evitar fraudes ou qualquer trâmite para beneficiar uma das partes. Além disso, ela é um pouco diferente das demais, pois funciona como um plus, podendo ser utilizada em conjunto com os demais que citamos.
e-CPF
O CPF é um dos principais documentos para a identificação de pessoa física e ele também tem uma versão digital que pode ser utilizado de forma muito similar ao do tipo A. O e-CPF pode ser usado para assinar contratos, criar procurações e para acessar o site da receita federal.
e-CNPJ
Esse tipo de certificado funciona de forma muito semelhante ao último que explicamos. A diferença é que ele é utilizado para validar transações empresariais no meio digital. Pode ser utilizado para fechar contratos e autenticar uma série de outros documentos.
NF-e
Essa é uma das certificações mais importantes para as empresas, pois garante a validade de suas notas fiscais. Além disso, o NF-e pode ser atribuído diretamente a um colaborador, ao invés do e-CNPJ e isso garante ainda mais segurança para a empresa. Esse tipo de certificado é utilizado nos diversos tipos de nota fiscal: a eletrônica, a avulsa, a de consumidor eletrônica e a de serviço eletrônica.
Como você viu, são diversos os tipos de certificado digitais que existem e cada um é indicado para um tipo de transação e autenticação. O melhor de tudo é que você pode garantir seu certificado digital sem nenhuma burocracia. Você nem precisa sair de casa, sabia?
Aqui na Évar Sistemas trabalhamos com a emissão de certificados digitais de forma rápida e segura. Quer saber mais sobre? Clique aqui e acesse nosso site para conferir mais informações.