O diploma digital surgiu há alguns anos, mas só agora tem sido comentado. Isso porque as instituições de ensino superior de todo o país agora são obrigadas a emitir o documento. Com isso, o assunto se tornou mais popular, no entanto, isso também fez com que surgissem várias dúvidas com relação ao assunto.
Hoje, nós vamos te ajudar a compreender melhor o que são os diplomas digitais e esclarecemos também alguns mitos acerca do tema. Continue lendo e confira!
O diploma digital não é igual ao diploma impresso?
Mito. Esse com certeza é um dos mitos mais disseminados com relação ao diploma digital, pois ele tem a mesma validade que o documento impresso. Inclusive, as informações da versão digital são idênticas à versão que era impressa.
Todos os diplomas serão digitais agora?
Mito. Por enquanto, apenas as instituições de ensino superior serão obrigadas a emitir o diploma digital. As demais instituições como de pós-graduação, educação inicial e os demais níveis ainda não são obrigados pelo MEC a fazer isso. Então, por enquanto, não serão todos os diplomas que serão obrigatoriamente digitais.
O diploma digital tem a mesma validade quando impresso?
Mito. Se você precisa levar seu certificado para comprovar seu grau de ensino, o ideal é que o apresente de forma digital ou que envie o documento dessa forma. Pois quando ele é impresso, perde a validade! Isso porque o que garante a validade do documento é uma série de tecnologias que só estão tangíveis no meio digital.
A única situação em que você pode imprimir o documento é caso queira emoldurá-lo e guardar como decoração.
O diploma digital é mais seguro?
Verdade. Aliás, essa foi uma das principais motivações do MEC para implementar o diploma digital. Além de garantir a segurança para a instituição, esse formato também garante a maior segurança dos dados do aluno.
O diploma digital é disponibilizado mais rápido?
Verdade. Muitos alunos sofrem com a ansiedade e em algumas situações esperam meses para ter o documento em mãos. Como o processo de emissão do documento online é mais simples, ele demora no máximo 15 dias. Ou seja, acabou aquela espera interminável para pegar o tão sonhado diploma.
O diploma digital é mais barato para a instituição?
Verdade. O diploma digital não requer gastos com impressão e nem mesmo com papel, por isso ele sai muito mais em conta que o impresso. Para os alunos essa diferença pode não ser notada, mas faz toda a diferença para o financeiro da instituição.
Pronto, agora você já está por dentro de alguns dos principais mitos e verdades sobre o diploma digital e já tem conhecimento sobre o tema.
Se você trabalha em uma instituição de ensino e quer começar a emitir o diploma digital, nós da Évar Sistemas podemos te ajudar. Clique aqui e conheça melhor nossa solução para instituições de ensino superior.
Gostou desse conteúdo e quer ler mais sobre? Então veja também: Atualização do diploma digital: o que têm de novo?
Não deixe de ler as demais publicações do blog!