SAG – Sistema Acadêmico de Gestão

Conheça o SAG - Sistema Acadêmico de Gestão

O SAG – Sistema Acadêmico de Gestão é um Software Acadêmico de Gestão da Educação Superior ERP – Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recurso Corporativo), voltado para instituições de pequeno, médio ou grande porte, desenvolvido para atender a todas as áreas da instituição. O SAG é perfeito para controlar com muita agilidade e praticidade, reduzindo custos, trabalho repetitivo ou desnecessário, tempo de trabalho e possibilidade de erros.

Sendo um software integrado, o fluxo de informações entre todos os setores se dá de maneira automatizada facilitando as funções administrativas e melhorando os processos e operações desenvolvidas.

Por ser um sistema totalmente Web, todo o poder de processamento fica no computador servidor, reduzindo custos com computadores caros. Ainda, todos os usuários podem acessar os módulos específicos a partir de qualquer lugar e qualquer dispositivos contando com um controle de IPs de acesso.

Todo o sistema é protegido por um firewall de Última geração evitando acessos indevidos e protegendo os dados institucionais e de todos os usuários.

VEJA OS MÓDULOS DISPONÍVEIS:

MÓDULO SECRETARIA ACADÊMICA

Gerenciamento de toda vida acadêmica do aluno e professor: do ingresso à conclusão do curso.

MATRÍCULA E REMATRÍCULA

  • Efetua matrícula de alunos em adaptação, dependência ou disciplinas isoladas (suplência);
  • Equivalência de disciplinas;
  • Dispensa de disciplinas;
  • Rematrícula;
  • Alerta ou bloqueio ao se efetuar, cancelar ou trancar a matrícula de alunos devedores;

CONFIGURAÇÃO DO SEMESTRE LETIVO

  • Configuração de notas, conceitos e etapas de prova final;
  • Cadastro de horários das aulas das disciplinas possibilitando a emissão das folhas de ponto dos professores;
  • Permite digitação de aproveitamento de estudos (créditos).

ACOMPANHAMENTO E FECHAMENTO

  • Informa notas e faltas através de digitação;
  • Permite o cálculo do resultado acadêmico também pela média global das disciplinas ou por área de conhecimento;
  • Estágio supervisionado;
  • Correção da prova;
  • Apuração automática do resultado acadêmico dos alunos, com geração do histórico escolar;

RELATÓRIOS

  • Documentos pendentes;
  • Alunos sem notas;
  • Alunos por disciplina;
  • Relação de dispensas de disciplinas;
  • Alunos formandos/formados;
  • Análise curricular.

Emissão dos livros de registro:

  • Histórico escolar;
  • Diário de classe;
  • Ficha de matrícula;
  • Ficha de aluno;
  • Boletim;
  • Contratos;
  • Declarações;
  • Atestados;
  • Diplomas;
  • Certificados.

MÓDULO FINANCEIRO

Com o Módulo Financeiro, a instituição tem a disposição ferramentas que contribuem para o controle das finanças, planejamento e organização dos investimentos.

Emissão prática e descomplicada de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, extratos bancários são algumas das funcionalidades que garantem maior desempenho e agilidade ao setor financeiro de sua instituição.

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES:

  • Plano de contas gerencial;
  • Controle de contas a pagar e a receber;
  • Análise de fluxo de caixa previsto e realizado;
  • Emissão de cheques e integração bancária;
  • Conciliação bancária;

MÓDULO BIBLIOTECA

O módulo Biblioteca organiza e classifica o acervo, otimiza serviços e processos.

Além da emissão de diversos relatórios, que facilitam a gestão, o módulo Biblioteca oferece:

  • Identificação através de teclado ou leitora óptica, através de código de barras, para empréstimos e renovações;
  • Definição da ordem de circulação dos fascículos para os periódicos reservados para leitura interna da instituição. A cada novo fascículo, as reservas são geradas automaticamente de acordo com a circulação definida;
  • Integração com o módulo financeiro para recebimento de multas.

Com o módulo biblitoeca, é possível consultar o acervo bibliográfico, pesquisar empréstimos e ainda realizar reservas, com consultas sobre a posição na fila de espera.

MÓDULO PROFESSOR

Otimiza o trabalho dos professores e dos profissionais da secretaria, diminui a possibilidade de erros e reduz gastos com pessoal.

De qualquer lugar, o professor digita as faltas, notas de cada avaliação ou trabalho e conteúdo ministrado, que tornam-se automaticamente disponíveis para os alunos através do Módulo Portal do Aluno, e a secretaria pode, imediatamente, imprimir boletins ou obter resultados parciais ou finais.

O sistema permite que o próprio docente emita o Diário de Classe contendo as faltas, as notas das avaliações e dos exercícios, o total das faltas e a nota final da etapa. E no verso do Diário de Classe, aparecem as datas das aulas e a relação do conteúdo que foi trabalhado em cada uma delas.

O Coordenador do Curso possui senha específica que lhe permite visualizar todas as informações lançadas pelos professores e, também, realizar e alterar lançamentos.

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES

  • Lançamento de notas, faltas, avaliação, conteúdo ministrado;
  • Lançamento do Plano de Ensino contendo ementa, objetivos, programa da disciplina, metodologia, critérios de avaliação, referência básica, referência complementar e observações do professor;
  • Lançamento de ocorrências disciplinares ou pedagógicas por aluno ou turma;
  • Disponibilização de arquivos eletrônicos contendo bibliografias, textos ou exercícios;
  • Envio de mensagens para alunos, coordenadores, secretaria etc.;

MÓDULO ALUNO

Ambiente que permite aos alunos, pais ou responsáveis acessarem os dados financeiros, acadêmicos e bibliotecários pela internet.

Funciona através da integração com outros módulos do sistema e possui layout totalmente personalizável, adequando-se à identidade visual da instituição de ensino.

  • Acesso ao boletim de notas , ocorrências disciplinares e agenda de avaliações;
  • Histórico resumido;
  • Plano de ensino;
  • Download de arquivos;
  • Frequência.
  • Posição financeira;
  • Emissão de segunda via de boleto bancário, se vencido, com mudança da data de vencimento e cálculo automático da multa/juros.
  • Consulta de reservas em aberto, com informações sobre posição na fila.
  • Pesquisa de acervo;
  • Renovação de empréstimos.
  • Dados cadastrais;

MÓDULO CPA

Ferramenta para realização da avaliação institucional, que atende exigências do MEC. Pode ser utilizado, ainda, para pesquisas de satisfação e de marketing.

Integrado ao Módulo Acadêmico, trabalha em ambiente web, desde a configuração e criação da pesquisa à aplicação dos questionários, com geração de gráficos e relatórios para análise posterior dos dados. Integrado ao Módulo Portal do Aluno, permite bloquear o acesso de alunos que não responderam à Avaliação Institucional.

Principais Funcionalidades:

  • opcional ou obrigatória;
  • aberta ou múltipla escolha;
  • campo livre de data, número ou texto;
  • lista múltipla ou única, com ou sem opção de comentários;
  • lista no formato dropdown ou rádio.

MÓDULO COORDENADOR DE CURSO

Ambiente para que os coordenadores de curso possam estar mais integrados com os alunos, professores e instituição de ensino.

Integrando todos os lançamentos dos professores, secretaria acadêmica, estágio, dentre outros, é possível ter um acompanhamento completo da vida acadêmica do aluno e professores do curso.

Veja algumas das funções que o módulo possui:

  • Acesso ao boletim de notas , ocorrências disciplinares e agenda de avaliações;
  • Histórico;
  • Plano de ensino;
  • Diários;
  • Frequência.
  • Horários de Professores
  • Situação do aluno;
  • Matriz Curricular;
  • Consulta de reprovação de alunos;
  • Linha direta para atendimento ao aluno;
  • Consulta de reservas em aberto, com informações sobre posição na fila;
  • Pesquisa de acervo;
  • Renovação de empréstimos;
  • Dados cadastrais de alunos e professores;
  • Emissão de certificados;
  • Controle de atividades complementares dos alunos.

Solicite um teste gratuito agora mesmo!Solicitar Teste

A Transformação Digital na Educação Superior: Como os sistemas de gestão acadêmica desempenham um papel fundamental

A Transformação Digital na Educação Superior: Como os sistemas de gestão acadêmica desempenham um papel fundamental

Nos últimos anos, a educação superior tem passado por uma grande transformação impulsionada pela tecnologia. A era digital trouxe consigo inúmeras oportunidades para aprimorar o ensino, melhorar a experiência dos alunos e otimizar a gestão acadêmica. Neste post, exploraremos como…

Leia mais
Dicas para Implementar um Sistema ERP de Gestão Acadêmica de Sucesso

Dicas para Implementar um Sistema ERP de Gestão Acadêmica de Sucesso

No mundo acadêmico, a eficiência na gestão é fundamental para garantir o bom funcionamento das instituições de ensino superior. Nesse contexto, a implementação de um sistema ERP de gestão acadêmica pode ser uma estratégia poderosa para otimizar processos, melhorar a…

Leia mais

Agende uma Demonstração

  • Av. Belo Horizonte, nº 518 - Sala 312 - Edifício Minas Shopping, Centro, Monte Carmelo - MG, 38500-000.
  • (34) 3810-1121
  • (34) 9 9686-0267
  • contato@evar.com.br
  • Seg - Sex: 08.00h - 18.00h