O diploma digital foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), com o intuito de modernizar toda a gestão acadêmica e dessa forma garantir mais segurança e desburocratização dos processos.
O certificado digital precisa conter a assinatura da instituição, certificada digitalmente, assim como o carimbo dia e hora em que foi preenchida. Além dessas informações, o MEC adicionou um código alfanumérico e um QR Code que possibilitam o acesso ao documento de forma segura.
Apesar de já ser relativamente popular, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto e hoje nós vamos te ajudar a saná-las. Continue lendo e confira!
O diploma digital é obrigatório para todas as instituições de ensino?
É provável que muito em breve todas as instituições de ensino sejam obrigadas a emitir o documento de forma digital. No entanto, por enquanto, apenas as instituições de ensino superior são obrigadas a fazer a emissão e registro do diploma de forma digital.
O diploma digital tem a mesma validade do físico?
Sim, a única diferença é que o aluno não vai pegar o documento físico, mas nada o impede de imprimir (caso queira). Mas com relação à autenticidade e validade jurídica, a versão digital tem a mesma que o diploma físico.
Posso imprimir o diploma digital?
Como nós mencionamos, o aluno pode imprimir o diploma se quiser emoldurá-lo ou algo assim. No entanto, é importante salientar que o documento impresso é considerado apenas uma cópia, ele não é válido quando impresso. Isso porque todas as informações que o validam e comprovam sua autenticidade estão no meio digital.
Mas, se quiser apenas para ter o símbolo de sua conquista, o aluno pode solicitar ao MEC a Representação Visual Diploma Digital (RVDD).
Com o diploma digital não terá mais colação de grau?
A colação de grau é um tipo de tradição que atribui à validade do título adquirido e é uma tradição que não é afetada pela emissão do diploma digital. Ou seja, ela continua a acontecer normalmente e dentro dos canudos a instituição pode entregar do RVDD do certificado.
O diploma digital é mais seguro?
Sim, inclusive esse foi um dos principais motivos para que o MEC instituísse a versão digital do documento. Graças a todos os protocolos de segurança, é muito mais fácil evitar fraudes.
O diploma digital precisa atender a LGPD?
Sim, todas as informações do diploma digital estão de acordo com a legislação educacional vigente. Além disso, para garantir a segurança dos dados do documento, somente pessoas autorizadas pelo titular tem acesso aos seus dados.
Viu só como o diploma digital é fácil de compreender? É claro que existem muitas dúvidas em torno do assunto, mas isso se deve ao fato de que ele ainda é uma novidade para muitas pessoas. Mas, depois desse artigo, você já deve ter compreendido tudo sobre o assunto!
Se você trabalha em uma instituição de ensino que ainda não aderiu ao diploma digital, é melhor correr, pois ele já é uma obrigatoriedade. Aqui na Évar Sistemas nós podemos te ajudar a regularizar sua situação. Quer saber como? Clique aqui e conheça nossa solução para o ensino superior.