A importância do sistema ERP para gestão acadêmica

Embora uma instituição de ensino carregue em sua essência a nobre missão de ensinar, para que isso aconteça, ela precisa se entender como uma empresa. Deve entender a importância de ser gerenciada como um negócio, com toda a sua complexidade e seus pormenores.

Nesse sentido, um sistema ERP é essencial para trazer mais eficiência à gestão acadêmica. A seguir, saiba como esse tipo de software pode contribuir nesse segmento.

Boa leitura!

Atendimento das demandas da instituição

Ao contratar um sistema ERP especificamente desenvolvido para a gestão acadêmica, ele vai contar com funcionalidades inerentes a esse setor. Por exemplo: gerenciamento de matrículas, de pagamento das mensalidades, controle de inadimplência, dados sobre retenção de alunos e assim por diante.

Ele já é programado pensando nos desafios e particularidades da gestão acadêmica especificamente.

Versatilidade

Dependendo do software que você contratar, em um único sistema, serão atendidas as necessidades de todos os públicos que compõem o ambiente acadêmico: alunos, professores, coordenadores, secretaria, financeiro…

Imagine, dentro de um mesmo ERP ter um módulo para controlar todas as questões financeiras e orçamentárias da instituição, outro para gerenciar matrículas, outro para que os alunos acessem suas notas, histórico e demais informações; outro para organizar o acervo da biblioteca e assim sucessivamente?

O custo-benefício de um sistema completo é bem mais interessante do que precisar arcar com softwares individuais para cada área.

Integração entre as informações

Aqui temos uma das grandes vantagens do ERP para gestão acadêmica: por se tratar de um único sistema que alcança todos os braços da instituição, as informações são integradas.

Na prática, isso significa que, por exemplo, a secretaria consegue trabalhar em sinergia com o setor financeiro, porque ela vai receber uma notificação sobre um aluno inadimplente e poderá bloquear ou cancelar a sua matrícula.

Da mesma forma, se o aluno entra em contato com a secretaria questionando algo sobre as notas que estão aparecendo em seu sistema, o atendente já vai ter acesso a todos os dados para dar uma posição de forma mais rápida e eficiente.

Isso vai valer para todos os outros fluxos entre diferentes departamentos. Todos eles estarão “na mesma página”, ou seja, com acesso aos mesmos dados para que não haja qualquer discrepância.

Saúde financeira

Muitas instituições de ensino têm enfrentado problemas financeiros, especialmente em decorrência da pandemia. Um ERP de gestão acadêmica auxilia no controle das finanças, disponibilizando insights que façam um diagnóstico sobre a saúde financeira da entidade.

Por meio dele, é possível ter mais controle sobre os alunos que não fazem o pagamento das mensalidades, por exemplo, estabelecendo medidas contundentes para resolver esse tipo de problema. Ele também permite uma projeção do fluxo de caixa e o comparativo dela com as movimentações que de fato aconteceram, controle de contas a pagar e receber, entre outras funcionalidades.

Com essa ferramenta, os gestores terão informações organizadas e atualizadas para tomar decisões mais assertivas no sentido de tornar a instituição mais saudável financeiramente e, posteriormente, mais lucrativa.

Nosso ERP para gestão acadêmica conta com essas e outras funcionalidades. Conheça!