Com a transformação digital que muitos setores públicos e privados estão passando, tornou-se possível emitir declarações de admissão ao ensino superior, históricos escolares e diplomas digitais. Não há dúvidas de que além de ajudar a reduzir custos nas instituições de ensino superior, isso também proporciona comodidade para os alunos que podem resolver todos ou quase todos os problemas diretamente de sua casa.
Nesse contexto, uma dúvida comum entre alunos e gestores de instituição de educação superior é se é possível emitir diploma digital para quem já tem o diploma físico. A resposta é sim. No post, entenda melhor o assunto.
O que é diploma digital?
Um diploma digital é basicamente uma cópia de um diploma físico. Ou seja, os diplomas digitais podem ser emitidos e armazenados digitalmente. Assim, por exemplo, os diplomas digitais podem ser usados para demonstrar o aprendizado ou comprovar estudos, seja em um processo seletivo para emprego no setor privado ou em concursos públicos.
Um diploma digital tem a mesma validade de um diploma físico. Ainda neste sentido, vale destacar que, desde 2019, as instituições de ensino superior podem emitir e/ou registrar diploma de graduação em formato digital. A ideia é que todas as instituições de ensino superior implementem essa iniciativa em seu âmbito até ao final de 2022.
Quem já possui diploma pode ter também um digital
Sim. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), quem já possui diploma físico pode solicitar ou possuir diploma digital. No entanto, é necessário que as instituições de ensino superior emitam diplomas digitais de acordo com a legislação vigente sobre o assunto.
Isso é essencial para garantir a autenticidade, confiabilidade, integridade, legalidade, privacidade e usabilidade dos diplomas digitais.
Como dissemos, as instituições de ensino superior podem emitir diplomas digitais desde dezembro de 2019, com a ideia de que a partir de 2022 todas emitam este documento apenas neste formato.
Vantagens do diploma digital
O diploma digital é um formato de documento que pode trazer vantagens incríveis para uma instituição de ensino superior. Veja:
-
Redução de custos:
imprimir papel gera custos para uma instituição de ensino superior. No entanto, o diploma digital pode evitar isso e fazer com que a organização economize nesse sentido, já que tal processo dispensa o uso de papel e tintas.
-
Agilidade na emissão:
muitas vezes a emissão de um diploma digital dura meses. Isso porque se trata de um processo que passa por diversos setores até que finalmente seja emitido. Então, o diploma digital pode ser emitido de forma ágil, facilitando não apenas o trabalho de quem fica responsável por essa tarefa, mas também a do estudante.
-
Facilidade na hora de comprovar estudos:
Hoje, a maioria dos processos seletivos ocorre em plataformas digitais. Ao ter um diploma digital, fica mais fácil e ágil enviá-lo, se preciso for, e assim garantir a participação no processo seletivo ou concurso público.
Como vimos, é perfeitamente possível emitir diplomas físicos e digitais. Agora que você sabe disso, faça as mudanças necessárias em sua instituição de ensino superior para que essa facilidade possa ser oferecida aos alunos.
Sua instituição de ensino superior ainda não conta com uma tecnologia para otimizar a emissão de diplomas digitais? Conheça a nossa super solução que pode resolver esse problema e garantir que sua organização se torne moderna e competitiva. Aproveite!