Tudo o que você precisa saber sobre o diploma digital

Com o desenvolvimento crescente de processos tecnológicos na atualidade, podemos notar o surgimento de inúmeras ferramentas e dispositivos, capazes de otimizar ainda mais nossas atividades. Dessa forma, percebemos a era da transformação digital cada vez mais presente no dia a dia, e nesse quesito, obtemos a vantagem de migrar processos para o meio online.

Nesse quesito, a aquisição de diplomas digitais têm sido uma excelente forma de não apenas beneficiar os alunos, mas também a própria instituição acadêmica. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o diploma digital.

Diploma digital: o que é?

O diploma digital nada mais é do que um tipo de diploma que é emitido e armazenado através do meio digital. Em termos jurídicos, a sua validade pode ser presumida através da assinatura que contém certificação digital, bem como o carimbo do ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Esse conceito está estruturado no artigo 2º, § 1º da Portaria MEC nº 554 de 2019, orientando processos importantes para a sua aquisição. De maneira prática, a questão do uso do diploma digital está inteiramente relacionado à transformação digital, que está cada vez mais presente na atualidade.

Além disso, ela também incentiva os processos digitais no meio acadêmico, migrando atividades institucionais para o meio online.

Principais benefícios do Diploma Digital

Entendendo o conceito e a importância do Diploma Digital, não fica difícil perceber os inúmeros benefícios e vantagens do diploma digital na atualidade, especialmente no meio acadêmico. Confira abaixo:

1. Custos reduzidos

Em geral, o investimento em diplomas impressos acaba gerando custos, uma vez que exige papel, máquinas de impressão, entre outros equipamentos. Com a aquisição de diplomas digitais, por exemplo, a administração não precisa se preocupar com maquinário, e muito menos com papel.

Já que tudo é realizado de maneira digital, tendemos a reduzir drasticamente os custos com essas aquisições, e assim, tornamos o fluxo de caixa ainda mais sustentável.

2. Mais economia de tempo

Para instituições que desejam otimizar tempo — uma vez que a rotina acadêmica costuma ser bastante intensa — o uso do diploma digital pode ser uma excelente alternativa para economizar tempo. Afinal, processos digitais podem ser conduzidos de maneira rápida, e muitos deles, automáticos.

Com isso, reduzimos as atividades excessivamente manuais e passamos a ter mais tempo para focar em outras atividades e até mesmo implementar novas estratégias para otimizar os exercícios administrativos.

3. Acessibilidade

Por meio da internet, o diploma digital pode ser acessado de maneira simples e prática. E além disso, pode ser visualizado de qualquer lugar, não havendo a necessidade de carregá-lo. Ou seja, o diplomado poderá realizar a consulta do seu documento original ou a representação visual em poucos cliques.

Além disso, olhando para o lado instituição, os acessos serão muito mais práticos, uma vez que, por serem digitais, poderão ser categorizados em um único lugar, centralizando as informações.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe tudo sobre o diploma digital, acesse o nosso blog e confira outros conteúdos relacionados.