O que é uma assinatura digital e como funciona?

A assinatura digital é uma tecnologia que tem facilitado muito a vida de diversas pessoas, pois pode ser usada de forma prática para que assim seja feita a assinatura de documentos em meio eletrônico.

São utilizados alguns recursos para que essa assinatura seja feita de forma segura e que cumpra o seu objetivo: identificar a pessoa que está realizando o procedimento, além de garantir a proteção das informações e conferir validade jurídica.

Dessa forma, a assinatura digital é uma ferramenta eficiente e que pode garantir muitos benefícios, bem como mais praticidade para algumas questões, podendo ser aplicada em diversos segmentos.

Entenda mais sobre o assunto a seguir:

O que é a assinatura digital?

A assinatura digital é uma ferramenta que faz uso de criptografia garantir segurança aos documentos eletrônicos assinados. Assim, fazendo uso dela, eles serão seguros e estarão de acordo com o que é exigido, tendo validade.

Dessa forma, essa é uma tecnologia que surgiu como consequência dos avanços do ramo. Grande parte dos arquivos passou a ser usada em meio eletrônico e, portanto, para facilitar os procedimentos e trazer mais segurança, a ferramenta passou a ser adotada.

Os documentos digitais passaram a ter validade jurídica após a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, em 2001, e desde então os processos passaram a contar com estas ferramentas tecnológicas, que podem substituir o uso de papel, sendo assinadas de forma digital.

Como obter a assinatura digital?

Por mais que seja um mecanismo que traz mais praticidade, antes de tudo, a assinatura digital precisa ser obtida através de um processo específico, de modo que possua validade e também tenha a segurança que é prometida através dos métodos usado para a sua criação, como a criptografia.

Para contar com uma assinatura digital, o primeiro passo é obter um certificado digital. Ele será a identidade eletrônica da pessoa ou empresa. Este certificado pode ser conhecido como e-CPF ou então e-CNPJ.

Assim, ele pode ser obtido através de uma Autoridade Certificadora que seja equivalente aos órgãos de emissão de documentos, como SSP ou DETRAN.

Essa entidade será responsável por realizar a conferência de documentação necessária e poderá conceder ao titular uma identidade digital que fornecerá o certificado para tal.

Este certificado, nada mais será que um arquivo contendo todos os dados da pessoa que solicitou ou então da empresa, a depender da situação. Eles estarão totalmente protegidos por criptografia altamente complexa para conferir segurança às pessoas ou empresas.

Vale mencionar, entretanto, que existem alguns tipos de certificados digitais distintos, e cada um deles terá uma finalidade ou um nível de segurança e prazos de validade específicos, ligados à necessidade apresentada. E para obter o que garantirá a assinatura digital, é preciso solicitar o A1.

Os demais tipos, A3, S3 e T3, são usados para outras finalidades e com prazo de cinco anos. Eles podem possuir também alguns itens que garantem segurança extra. Após estes procedimentos e a obtenção do certificado, será possível solicitar a assinatura digital.

Como é feita a assinatura digital em documentos?

Após obter a assinatura digital, você estará apto a assinar os devidos documentos eletrônicos. E para isso, é preciso contar com um assinador digital.

Trata-se de um software que realizará o procedimento de assinatura. Ele vincula os elementos criptográficos do certificado obtido para esta finalidade aos documentos que serão validados pela assinatura.

Assim, existem várias as opções de assinador. Existem os softwares que são pagos e os gratuitos. Cada um deles oferece condições específicas que atendem às necessidades da empresa ou pessoa.

Assim, no momento que for assinar o documento, o responsável realizará o download em meio eletrônico e utilizará o software assinador para abrir e realizar os procedimentos para a assinatura digital.

O aplicativo conta com uma tecnologia capaz de ler o documento e associar as chaves criptográficas do certificado digital obtido. Ao final dos procedimentos será gerado um pacote assinado, que contará com os documentos que podem ser enviados para as finalidades devidas.

Entre em contato através do nosso site para saber mais sobre os nossos serviços.