5 dicas práticas para reduzir a inadimplência escolar

Um dos grandes problemas preocupantes para quem administra uma instituição de ensino está na inadimplência escolar, que pode causar grandes impactos nas finanças do negócio.

Principalmente após a pandemia, diversas pessoas foram diretamente afetadas financeiramente, aumentando as dificuldades para o pagamento de mensalidades dentro dos prazos.

Uma gestão financeiramente eficiente é essencial para evitar esse tipo de problemas, e procurando ajudar você com isso, criamos uma lista com 5 ótimas dicas para reduzir a inadimplência escolar.

Reduzindo a inadimplência

Com a falta de mensalidades pagas, o equilíbrio financeiro de uma instituição pode correr sério perigo, necessitando de ações que possam reduzir ou evitar os impactos do problema. Veja como:

1. Registre os inadimplentes

O primeiro passo está em realizar um levantamento de informações e identificar quais são todos os inadimplentes na instituição de ensino. Nessas informações, constar os motivos que levaram o estudante a se tornar inadimplente se faz importante para compreender o que pode ter acontecido.

Após coletados todos esses dados, categorizar os maiores e menores inadimplentes auxilia a investigar cada motivo para traçar estratégias efetivas de abordagens para a cobrança.

2. Disponibilize diversas formas de pagamento

Quando se limita a forma de pagamento em poucos ou apenas um meio isso se torna um motivo a mais para a inadimplência escolar, já que a forma disponível pode não ser totalmente adequada com a rotina dos clientes.

Por isso, disponibilizar métodos mais flexíveis como boleto bancário que pode ser pago através da maioria dos aplicativos de banco e até mesmo cartão de crédito com parcelamento em caso de faturas atrasadas pode ser boas formas de evitar atrasos.

3. Tenha uma boa comunicação

Não possuir uma comunicação ou abordagens de cobrança aos clientes que estão devendo pode transmitir a imagem de que a instituição não se importa com a falta desses pagamentos.

Manter uma comunicação utilizando canais como SMS, WhatsApp e e-mail com boas abordagens a partir do momento que existe alguma irregularidade e oferecer alternativas de quitação de débitos pode beneficiar ambas as partes.

4. Valorize quem paga em dia

Valorizar quem paga em dia e incentivar o pagamento adequado são ações que devem ser feitas com cuidado, de modo a beneficiar esses clientes sem prejudicar o caixa da instituição.

Para isso, realizar um sistema de pontuação que soma pontos com cada mensalidade paga em dia para descontos ou até mesmo uma mensalidade grátis no ano seguinte são boas formas de realizar isso.

5. Tenha um sistema dedicado para as cobranças

Atualmente, a sua instituição de ensino pode contar com o auxílio da tecnologia para otimizar a gestão financeira e o sistema de cobranças através de um portal do aluno, disponibilizando as faturas e meios de pagamento.

Através do SAG – Sistema Acadêmico de Gestão é possível administrar as questões financeiras controlando as contas a pagar e receber, realizar análises de fluxo de caixa e outras funcionalidades em um módulo financeiro.

Conclusão

Com essas dicas será possível obter um maior controle dos clientes inadimplentes e traçar as melhores estratégias para uma cobrança eficiente e redução da inadimplência escolar.

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