Para que uma instituição de ensino possa ter sucesso no mercado, a captação de alunos é um dos fatores mais importantes para isso. Porém, muitos gestores dessas instituições não sabem quais estratégias aplicar para realizar uma captação assertiva.
Neste artigo elaboramos uma lista com 5 ótimas dicas para aumentar a quantidade de matrículas na instituição, seja ela uma escola, curso ou faculdade!
Dicas para atrair novos alunos
Entre as dicas para uma boa captação de alunos, as principais são:
- Tenha um mapeamento dos seus potenciais clientes
A primeira dica é algo essencial para captar alunos, possuir um perfil de quais são os alunos ideais que a instituição procura atrair e saber quais são as suas dores é o primeiro passo para elaborar estratégias de atração.
Se você já possui um perfil determinado, é interessante observar se existe a possibilidade de expandir o seu público, de modo a ampliar o seu alcance de captação. Com esse mapeamento você garante que os esforços terão resultados satisfatórios.
- Esteja presente no mundo digital
Cada vez mais o comportamento dos consumidores possui relação com o mundo digital, fazendo necessário elaborar estratégias de marketing digital para atrair novos alunos para a instituição.
Investir apenas em métodos presenciais que podem até mesmo estar obsoletos e ignorar o marketing digital pode causar grandes prejuízos ao negócio, já que a transformação digital é algo que está em uma constante crescente entre nós.
Investir nesse tipo de marketing ainda garante benefícios como redução de custos e a possibilidade de mensurar o desempenho das estratégias aplicadas, podendo com maior agilidade realizar alterações em estratégias que não estejam dando certo.
- Aposte no marketing de conteúdo
Juntamente com o marketing digital, o inbound marketing ou marketing de conteúdo é a estratégia de criar conteúdos pertinentes e informativos ao seu público no seu site, blog ou redes sociais para atrair possíveis e novos alunos através da conquista do interesse.
Dessa forma aos poucos se cria uma relação de autoridade por parte da instituição e confiança, alcançando uma relevância acima dos concorrentes devido ao compartilhamento de informações importantes.
- Tenha a possibilidade matrículas online
Muitas vezes, algo que faz um cliente ou aluno desistir de uma matrícula está na dificuldade e burocracia no processo.
Ao disponibilizar a possibilidade de uma matrícula online com diversos meios de pagamento, tudo fica mais simples e isso ainda se torna um diferencial para a instituição, atraindo novos alunos.
- Não se esqueça do e-mail marketing!
E-mail marketing são as ações de marketing digital que podem ser realizadas por e-mail. Por exemplo, caso você tenha um blog ativo e os visitantes interessados se inscrevam na newsletter, esse já é um dos primeiros contatos com possíveis clientes.
A partir dessa etapa se mantém uma comunicação com os usuários inscritos até que eles se tornem aptos para uma abordagem pela equipe de vendas. Estratégias podem ser utilizadas também ao coletar informações em eventos, lives e webinars.
Conclusão
Com essas 5 dicas, quando colocadas em prática por uma instituição de ensino com um planejamento adequado é possível melhorar de forma considerável a captação de alunos, assim como a retenção dos atuais.
Além disso, possuir uma plataforma digital para melhorar a gestão do seu negócio e também a usabilidade aos alunos é uma boa forma de otimizar os processos internos, aumentando a satisfação. Veja sobre essa solução em nosso site!