O que é o armazenamento em nuvem?

Sistema na nuvem como funciona

O que é o armazenamento em nuvem?

O armazenamento na nuvem é um modelo de computação em nuvem que armazena dados na Internet por meio de um provedor de computação na nuvem, que gerencia e opera o armazenamento físico de dados como serviço. O serviço é fornecido sob demanda, com capacidade e custos just-in-time, e elimina a compra e o gerenciamento de sua própria infraestrutura de armazenamento físico de dados. Assim, você obtém agilidade, escala global e resiliência, com acesso aos dados “a qualquer momento, em qualquer lugar”.

Como a nuvem funciona?

O armazenamento na nuvem é adquirido de um fornecedor externo de nuvem, que tem e opera capacidade de armazenamento físico de dados e entrega essa capacidade pela Internet com um modelo de pagamento conforme o uso. Esses fornecedores de armazenamento na nuvem gerenciam a capacidade, a segurança e a resiliência para disponibilizar dados aos aplicativos em todo o mundo.Os aplicativos acessam o armazenamento na nuvem por meio de protocolos de armazenamento tradicionais ou diretamente usando uma API. Muitos fornecedores oferecem serviços complementares criados para ajudar a coletar, gerenciar, proteger e analisar dados em escala massiva.

Benefícios do modelo de armazenamento

O armazenamento de dados na nuvem permite que os departamentos de TI transformem três áreas:
  1. Custo total de propriedade. Com a nuvem, não é necessário adquirir hardware, provisionar armazenamento ou usar capital para futuros cenários. Você pode adicionar ou remover capacidade sob demanda, alterar rapidamente características de desempenho e retenção, além de pagar apenas pelo armazenamento que de fato for utilizado. Os dados acessados com menor frequência podem ainda ser transferidos automaticamente para camadas de custo mais baixo de acordo com regras auditáveis, gerando economias de escala.
  2. Tempo de implantação. Quando as equipes de desenvolvimento estiverem prontas para executar suas tarefas, a infraestrutura não deverá jamais atrapalhá-los. O armazenamento em nuvem permite que o departamento de TI disponibilize rapidamente o volume exato de armazenamento necessário, no momento em que for preciso. Isso permite que o departamento de TI concentre-se na resolução de problemas complexos relacionados a aplicativos, em vez de precisar gerenciar sistemas de armazenamento.
  3. Gerenciamento de informações. A centralização do armazenamento cria uma enorme vantagem para novos casos de uso. Ao usar as políticas de gerenciamento do ciclo de vida do armazenamento em nuvem, você poderá executar tarefas importantes de gerenciamento de informações, que incluem a estratificação automática ou o bloqueio de dados para sustentar requisitos de conformidade.
Sistema na nuvem como funciona

Requisitos do armazenamento na nuvem

Garantir que os dados mais importantes da sua empresa estejam seguros e disponíveis quando necessário é essencial. Existem diversos requisitos fundamentais que devem ser avaliados ao considerar o armazenamento de dados na nuvem.

Sistema na nuvem como funciona

Durabilidade Os dados devem ser armazenados de modo redundante, de preferência em várias instalações e em múltiplos dispositivos de cada instalação. Desastres naturais, erro humano ou falhas mecânicas não devem resultar na perda de dados.

Sistema na nuvem como funciona

Disponibilidade. Todos os dados devem ser disponibilizados quando necessário, mas existe uma diferença entre dados e arquivos de produção. O armazenamento na nuvem ideal disponibilizará o equilíbrio certo entre os tempos de recuperação e o custo.

Sistema na nuvem como funciona

Segurança. Todos os dados são preferencialmente criptografados, tanto os inativos como os em trânsito. Permissões e controles de acesso devem funcionar na nuvem tão bem quanto no armazenamento local.

Fonte: Amazon

Conheça o SAG – Sistema de Gestão da Educação Superior que utiliza a nuvem para garantir total segurança aos dados da sua IES!