O SAG – Sistema Acadêmico de Gestão é um sistema integrado ERP – Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recurso Corporativo), voltado para instituições de ensino superior de pequeno, médio ou grande porte, desenvolvido para atender a todas as áreas da instituição. O SAG é perfeito para controlar com muita agilidade e praticidade, reduzindo custos, trabalho repetitivo ou desnecessário, tempo de trabalho e possibilidade de erros.
Sendo um software integrado, o fluxo de informações entre todos os setores se dá de maneira automatizada facilitando as funções administrativas e melhorando os processos e operações desenvolvidas.
Por ser um sistema totalmente Web, todo o poder de processamento fica no computador servidor, reduzindo custos com computadores caros. Ainda, todos os usuários podem acessar os módulos específicos a partir de qualquer lugar e qualquer dispositivos contando com um controle de IPs de acesso.
Todo o sistema é protegido por um firewall de Última geração evitando acessos indevidos e protegendo os dados institucionais e de todos os usuários.
Veja os módulos disponíveis:
Gerenciamento de toda vida acadêmica do aluno e professor: do ingresso à conclusão do curso.
MATRÍCULA E REMATRÍCULA
- Efetua matrícula de alunos em adaptação, dependência ou disciplinas isoladas (suplência);
- Equivalência de disciplinas;
- Dispensa de disciplinas;
- Rematrícula;
- Alerta ou bloqueio ao se efetuar, cancelar ou trancar a matrícula de alunos devedores;
CONFIGURAÇÃO DO SEMESTRE LETIVO
- Configuração de notas, conceitos e etapas de prova final;
- Cadastro de horários das aulas das disciplinas possibilitando a emissão das folhas de ponto dos professores;
- Permite digitação de aproveitamento de estudos (créditos).
ACOMPANHAMENTO E FECHAMENTO
- Informa notas e faltas através de digitação;
- Permite o cálculo do resultado acadêmico também pela média global das disciplinas ou por área de conhecimento;
- Estágio supervisionado;
- Correção da prova;
- Apuração automática do resultado acadêmico dos alunos, com geração do histórico escolar;
RELATÓRIOS
- Documentos pendentes;
- Alunos sem notas;
- Alunos por disciplina;
- Relação de dispensas de disciplinas;
- Alunos formandos/formados;
- Análise curricular.
Emissão dos livros de registro:
- Histórico escolar;
- Diário de classe;
- Ficha de matrícula;
- Ficha de aluno;
- Boletim;
- Contratos;
- Declarações;
- Atestados;
- Diplomas;
- Certificados.
Com o Módulo Financeiro, a instituição tem a disposição ferramentas que contribuem para o controle das finanças, planejamento e organização dos investimentos.
Emissão prática e descomplicada de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, extratos bancários são algumas das funcionalidades que garantem maior desempenho e agilidade ao setor financeiro de sua instituição.
PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES:
- Plano de contas gerencial;
- Controle de contas a pagar e a receber;
- Análise de fluxo de caixa previsto e realizado;
- Emissão de cheques e integração bancária;
- Conciliação bancária;
O módulo Biblioteca organiza e classifica o acervo, otimiza serviços e processos.
Além da emissão de diversos relatórios, que facilitam a gestão, o módulo Biblioteca oferece:
- Identificação através de teclado ou leitora óptica, através de código de barras, para empréstimos e renovações;
- Definição da ordem de circulação dos fascículos para os periódicos reservados para leitura interna da instituição. A cada novo fascículo, as reservas são geradas automaticamente de acordo com a circulação definida;
- Integração com o módulo financeiro para recebimento de multas.
Com o módulo biblitoeca, é possível consultar o acervo bibliográfico, pesquisar empréstimos e ainda realizar reservas, com consultas sobre a posição na fila de espera.
Otimiza o trabalho dos professores e dos profissionais da secretaria, diminui a possibilidade de erros e reduz gastos com pessoal.
De qualquer lugar, o professor digita as faltas, notas de cada avaliação ou trabalho e conteúdo ministrado, que tornam-se automaticamente disponíveis para os alunos através do Módulo Portal do Aluno, e a secretaria pode, imediatamente, imprimir boletins ou obter resultados parciais ou finais.
O sistema permite que o próprio docente emita o Diário de Classe contendo as faltas, as notas das avaliações e dos exercícios, o total das faltas e a nota final da etapa. E no verso do Diário de Classe, aparecem as datas das aulas e a relação do conteúdo que foi trabalhado em cada uma delas.
O Coordenador do Curso possui senha específica que lhe permite visualizar todas as informações lançadas pelos professores e, também, realizar e alterar lançamentos.
PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES
- Lançamento de notas, faltas, avaliação, conteúdo ministrado;
- Lançamento do Plano de Ensino contendo ementa, objetivos, programa da disciplina, metodologia, critérios de avaliação, referência básica, referência complementar e observações do professor;
- Lançamento de ocorrências disciplinares ou pedagógicas por aluno ou turma;
- Disponibilização de arquivos eletrônicos contendo bibliografias, textos ou exercícios;
- Envio de mensagens para alunos, coordenadores, secretaria etc.;
Ambiente que permite aos alunos, pais ou responsáveis acessarem os dados financeiros, acadêmicos e bibliotecários pela internet.
Funciona através da integração com outros módulos do sistema e possui layout totalmente personalizável, adequando-se à identidade visual da instituição de ensino.
- Acesso ao boletim de notas , ocorrências disciplinares e agenda de avaliações;
- Histórico resumido;
- Plano de ensino;
- Download de arquivos;
- Frequência.
- Posição financeira;
- Emissão de segunda via de boleto bancário, se vencido, com mudança da data de vencimento e cálculo automático da multa/juros.
- Consulta de reservas em aberto, com informações sobre posição na fila.
- Pesquisa de acervo;
- Renovação de empréstimos.
- Dados cadastrais;
Ferramenta para realização da avaliação institucional, que atende exigências do MEC. Pode ser utilizado, ainda, para pesquisas de satisfação e de marketing.
Integrado ao Módulo Acadêmico, trabalha em ambiente web, desde a configuração e criação da pesquisa à aplicação dos questionários, com geração de gráficos e relatórios para análise posterior dos dados. Integrado ao Módulo Portal do Aluno, permite bloquear o acesso de alunos que não responderam à Avaliação Institucional.
Principais Funcionalidades:
- opcional ou obrigatória;
- aberta ou múltipla escolha;
- campo livre de data, número ou texto;
- lista múltipla ou única, com ou sem opção de comentários;
- lista no formato dropdown ou rádio.